LeguCon Recebe Investimento da FCT e Anuncia Parcerias Estratégicas

O LeguCon recebeu um investimento no montante de 249.790,43€, concedido pela prestigiada Fundação para a Ciência e Tecnologia e anuncia parcerias estratégicas. Este financiamento será destinado ao avanço de atividades científicas e de ciência cidadã, solidificando ainda mais o papel da Rede LeguCon na comunicação entre a ciência e os cidadãos e na inovação que resulta deste elo importante.

O projeto aprovado tem como principal objetivo aumentar a inovação e o cultivo de leguminosas em Portugal, através duma estratégia multi-disciplinar, para tornar as leguminosas mais competitivas. Com esta missão, o projeto continuará a contribuir para a estratégia europeia de transição para práticas agrícolas mais sustentáveis e para a promoção da produção de culturas ricas em proteína alternativa. Para atingir este objetivo ambicioso, a Rede LeguCon conta com parcerias estratégicas fundamentais com o BPGV-INIAV, o CASCI e a Universidade de Galway.

Apesar deste investimento ser mais focado no desenvolvimento de atividades científicas, o LeguCon pretende manter o seu compromisso com a Ciência Cidadã. Para tal estão planeadas atividades que dependerão da colaboração direta dos cidadãos para o seu sucesso.

Destaques das Parcerias:

  • BPGV-INIAV: A nossa parceira com o BPGV-INIAV inclui uma especialista em melhoramento e curadores do BPGV, e vai permitir-nos trabalhar com linhas tradicionais nacionais de feijão e disponibilizar mais informação acerca do teor nutricional deste nosso tesouro cultural.
  • CASCI: Em conjunto com a Instituição de Ação Social Privada ‘CASCI’, iremos extender o papel das leguminosas para além da ciência e o seu impacto na sociedade. Para tal, iremos organizar workshops conjuntos, direcionados a diferentes públicos-alvo. Estejam atentos às nossas redes!
  • Universidade de Galway: Para demonstrar o impacto das leguminosas na mitigação das alterações climáticas, estabelecemos uma parceria internacional com um especialista em Life Cycle Assessment. Esta abordagem permitirá avaliar a pegada ambiental gerada por determinadas práticas agrícolas, bem como indicadores socio-económicos e de serviços de ecossistema.

Este investimento e as parcerias estratégicas são passos cruciais para o LeguCon, marcando o início de uma fase empolgante de crescimento e conquistas.