Os compostos fenólicos do feijão e o seu poder antioxidante

Num estudo atualmente em curso na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e em conjunto com o BPGV-INIAV, estamos a explorar as propriedades nutricionais das sementes de feijão, e concentramo-nos especificamente nos compostos fenólicos.

Os compostos fenólicos, presentes numa variedade de alimentos, são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes, desempenhando um papel vital na proteção das células contra os danos causados pelos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis que podem contribuir para o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crónicas. Por outro lado, a cor das sementes, determinada por diversos factores, destaca-se como uma caraterística distintiva dentro de uma mesma espécie. A compreensão da relação entre estes compostos nutricionais e a cor contribui para a maximização do potencial do germoplasma e para a obtenção de conhecimentos sobre as características nutricionais deste alimento.

Ao identificar que as sementes de feijão de cor mais escura apresentam níveis mais elevados de compostos fenólicos, este estudo destaca a importância de considerar não apenas os aspetos nutricionais básicos, mas também a composição específica de antioxidantes nos alimentos que consumimos. Além de implicações diretas na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis (tais como, a diversificação da nossa dieta), estes resultados evidenciam o potencial das sementes de feijão no desenvolvimento de alimentos funcionais e estratégias agrícolas inovadoras.

Estes resultados preliminares foram apresentados no formato de poster científico no Workshop: “Growing Greener – Exploring sustainable agricultural approaches” promovido por vários laboratórios de investigação das Universidades do Porto, Minho e Aveiro, em Novembro de 2023.