A leguminosa do mês: Lentilha

A leguminosa do mês de Março é a lentilha. Sabemos que, em Portugal, esta leguminosa ainda é muito pouco utilizada. Para aqueles que pretendem apostar em culturas diferentes, aqui ficam todas as particularidades associadas ao cultivo da nossa leguminosa do mês!

As lentilhas são plantas trepadoras, de pouca altura. Apresentam pequenas vagens, sem veio, que podem ter no máximo três sementes (embora seja uma situação rara). Esta planta apresenta folhas que suportam entre 10 e 16 folíolos e os seus pedúnculos florais apresentam entre uma a três flores com coloração branca ou azulada, que costuma atrair insetos polinizadores como as abelhas. Com origem na Ásia Central e Europa Meriodinal têm tido um grande aumento no interesse por parte dos consumidores. Além disso, são uma excelente opção a ser introduzida nos sistemas culturais agrícolas de forma a promover uma agricultura mais sustentável.

A cultura da lentilha

Esta cultura pertence à família das leguminosas, e é uma planta de ciclo anual que pode atingir até 40 centímetros de altura. É usada na alimentação desde a pré-História, estimando-se que esta leguminosa seja consumida pelo menos há 10 000 anos. Atualmente, as lentilhas são leguminosas com bastante popularidade no Ocidente Europeu, mas também um pouco por todo o mundo. Os principais produtores mundiais de lentilhas são Canadá, India, Turquia, Estados Unidos da América e Nepal.

Em Portugal, a sementeira da lentilha realiza-se na estação de Outono-Inverno, sendo muitas vezes semeada por volta do final do mês de janeiro e início do mês de fevereiro. Normalmente, o ciclo desta cultura tem a duração de cerca de cinco meses, sendo colhida em finais de maio. Dependendo da variedade escolhida, o ciclo anual da cultura pode-se estender até aos sete meses.

Cultivar lentilhas na estação mais fria do ano é especialmente benéfico uma vez que se consegue aproveitar os altos níveis de humidade e, por outro lado, a temperatura e exposição solar mais favoráveis, características da estação primaveril, para promover o crescimento e desenvolvimento desta leguminosa.

Existem variedades de lentilhas verdes, amarelas, castanhas e vermelhas:

  • Variedades de lentilhas verdes: Eston Green, Laird e Verde de Puy
  • Variedades de lentilhas amarelas: Macachiados e Ancha amarilla.
  • Variedades de lentilhas castanhas: Spanish pardina
  • Variedades de lentilhas vermelhas: Petit Crimson

Atualmente, existe uma variedade inscrita no Catálogo Nacional de Variedades denominada ‘Beleza’. O seu detentor é o INIAV e é uma semente de calibre pequeno e tegumento alaranjado.

Condições edafoclimáticas necessárias ao cultivo de lentilhas

A lentilha tem preferência por solos ligeiros, arenosos profundos, com uma boa drenagem. É uma cultura com bastante resistência à salinidade, com tolerância a solos ligeiramente ácidos, preferindo solos com pH entre 5,4 e 7,2. Embora seja uma cultura adaptada a temperaturas mais baixas, em casos extremos pode haver uma paragem no seu desenvolvimento. No que diz respeito à exposição solar, adapta-se bem a situações de semi-sombra.

Outros aspetos a ter em consideração na cultura da lentilha

Em termos de nutrientes, a lentilha não é muito exigente, sendo necessário apenas adicionar algum fósforo e potássio (dependendo das condições iniciais do solo).

A mobilização do solo na fase de preparação deve ser feita a uma profundidade de cerca de 30 cm, para garantir que o desenvolvimento do sistema radicular bem como das restantes partes da planta não seja comprometido. A semente deve ser colocada no solo a uma profundidade de cerca de 4 cm e deve ser adotado um compasso de sementeira de cerca de 15 cm x 20-30 cm. Quando a planta atinge cerca de 15 cm de altura, pode ser importante fazer uma monda.

Relativamente ao gasto de recursos hídricos, tema muito importante face à situação climática atual, esta cultura não é muito exigente e a rega por aspersão ou gota-a-gota são os métodos mais utilizados. Na fase de floração e enchimento do grão as necessidades hídricas da cultura podem ser mais elevadas.

A lentilha é frequentemente atacada por pragas como gorgulho, mosca, afídeos e nematodes. Doenças como viroses, bactérias, míldio, podridão, fusário e ferrugem também são comuns nesta cultura. É necessário realizar uma monitorização regular das parcelas de forma a identificar rapidamente alguns focos de problemas e optar sempre por atuar de forma preventiva e não curativa.

Tal como referido anteriormente, a colheita da lentilha é normalmente feita no Verão, cerca de 130 dias após a instalação da cultura (depende da variedade utilizada e da duração do seu ciclo cultural). Depois de efetuada a colheita, as lentilhas são secas recorrendo a secadores industriais ou recorrendo a uma eira.

São extremamente ricas em termos nutricionais, e possuem altos níveis de proteína, amido, vitamina B, ferro, zinco, fósforo, enxofre, potássio, magnésio e cálcio. Por isso, a lentilha é um excelente alimento para ser incluído com regularidade numa dieta equilibrada e saudável.