Webinar LeguCon, sobre o papel das leguminosas no panorama agrícola nacional, juntou 300 participantes!

O evento, organizado pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), teve como público alvo produtores agrícolas, membros da indústria agro-alimentar, investigadores da área das Ciências Agrárias e afins e consumidores interessados pela alimentação sustentável, pretendendo divulgar o arranque do projeto LeguCon e das atividades associadas.

O programa incluiu um ciclo de apresentações de oradores de referência na área e apresentação de uma seleção de temáticas relevantes para a compreensão do cenário atual da produção de leguminosas a nível nacional. 

Na sessão de abertura, a Prof. Doutora Manuela Pintado, Diretora do CBQF-UCP, realçou a «importância de ressuscitar a cultura das leguminosas, que fazem parte da nossa tradição, mas que devem voltar a fazer parte da nossa alimentação, para a sustentabilidade e futuro». Salientou também o papel da Alimentação, Nutrição e Agricultura nos interesses de investigação da Universidade Católica Portuguesa. Por outro lado, enquanto representante do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável e da Iniciativa Sustentabilidade on Call da Fundação Calouste Gulbenkian (entidade financiadora do projeto), a Doutora Maria Nicolau de Almeida apontou especial relevância para o valor inovador do projeto e para a forte aposta que a FCGulbenkian fez no tema.

Enquanto organizadora e moderadora do evento, eu apresentei o objetivo do mesmo, nomeadamente, a promoção da formação dum Consórcio a nível nacional, que pretende ser um elo de ligação entre todos os intervenientes da cadeia de valor das leguminosas, ‘do prado ao campo’. A partilha das experiências já a decorrer no país foi um dos motes do evento, por forma a motivar a adesão da produção de leguminosas para suportar a crescente procura destes alimentos. «Práticas agrícolas sustentáveis são chave para uma alimentação saudável no futuro».

Seguiu-se uma ronda de apresentações, realizadas por um painel diverso e especialista na área: a Eng. Ana Maria Barata, que salientou os valores de baixa produção de leguminosas no país e a necessidade de aumentá-los para retomar a biodiversidade na cadeia alimentar e no campo agrícola; a Doutora Patrícia Vidigal, que se focou nas espécies de leguminosas esquecidas (por ex. feijão lablab) e nas suas vantagens agronómicas, bem como na importância da partilha entre a ciência e o conhecimento tradicional; a Prof. Doutora Marta Vasconcelos, que partilhou uma série de iniciativas a nível europeu que fomentam o aumento de produção de leguminosas e explicou que «cerca de 40% dos consumidores já aderiram ou querem aderir à inclusão de leguminosas na sua dieta»; a Prof. Maria do Céu Godinho, que ressalvou a importância duma abordagem holística do sistema cultural para a manutenção da produção com um solo saudável; a Eng. Rosa Moreira, que descreveu a sua experiência de sucesso de introdução de soja num terreno agrícola da região de Entre o Douro e Minho; e a Prof. Doutora Susana Carvalho, que finalizou esta ronda de apresentações com uma perspectiva integradora dos desafios atuais e da importância da inovação para responder às necessidades dos consumidores e do ambiente.

Por fim, a Mesa Redonda, moderada pelo Prof. Doutor António Mexia, focou-se na discussão acerca dos entraves associados ao cultivo de leguminosas em Portugal e de que forma o paradigma pode ser alinhado com as diretrizes políticas europeias. O Eng. António Monteiro enumerou algumas iniciativas apoiadas pela DRAPNORTE no sentido de promover o consumo de leguminosas e, dessa forma, estimular o mercado (por ex. iniciativa NewFood e Dieta Mediterrânica). O Eng. João Silva reforçou a importância da regulamentação política para a movimentação dos interesses agrícolas (Green Deal) e explicou dum ponto de vista de sustentabilidade económica, o papel das leguminosas como promotoras da rentabilidade das culturas associadas. A Eng. Inês Vinagre, entre outros casos, utilizou como exemplo o sucesso da introdução de amendoim em terrenos agrícolas e o seu efeito benéfico no controlo de infestantes (entre outras vantagens).

O evento foi transmitido por zoom e pelo YouTube, tendo alcançado cerca de 300 participantes. A gravação do evento encontra-se disponível aqui: https://legucon.pt/workshops-e-eventos/