Comportamento dos agricultores: Preferências, personalidade e aspirações

Neste novo artigo da rubrica “O que diz a Ciência” partilhamos um estudo sobre a relação entre as preferências, personalidade, aspirações e comportamento dos agricultores e a sua influência na tomada de decisões agrícolas.

[Veja o último artigo sobre o controlo de plantas infestantes no grão-be-bico aqui]

Este artigo teve como objetivo avaliar três diferentes escolhas económicas feitas pelos produtores, nomeadamente a tomada de medidas preventivas contra pragas, a adoção de um seguro contra o granizo e a sua escolha empresarial / empreendedorismo.

Pode consultar o estudo completo em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/agec.12669

O uso de medidas preventivas contra pragas

A tomada de decisão realizada pelos agricultores relativamente à prevenção do aparecimento de pragas ocorre muitas vezes mediante uma grande incerteza em relação aos níveis de infestação de pragas futuras. As decisões de gestão e controlo destas pragas faz-se através da compreensão do equilíbrio entre os benefícios e os custos da adoção destas medidas. No entanto, esta decisão também pode ser influenciada por fatores comportamentais, como a personalidade e aspirações do agricultor.

No caso de um agricultor que acredita que tem pouco controlo sobre a prevenção de pragas nas suas culturas é mais provável que ele não tome medidas preventivas. De facto, a variável ‘controlo de situações’ (ver Tabela 1) foi identificada como a mais importante perante o uso de medidas preventivas contra uma praga e a menos importante as aspirações do agricultor. No que diz respeito à aversão ao risco, o estudo mostrou que os agricultores avessos ao risco podem preferir usar medidas preventivas de forma a evitar o aparecimento de determinada praga nas suas culturas.

Maior controlo de situações é a variável com maior influência na adoção de medidas preventivas.

Adoção de seguro contra o granizo

A decisão sobre a contratação de um seguro agrícola que proteja as culturas de danos causados pelo granizo leva em consideração a exposição ao risco desse evento acontecer e os custos inerentes a esta intempérie. São vários os aspetos determinantes para a contratação de um seguro na agricultura, destacando o papel do capital humano, as características da exploração agrícola e o papel dos apoios para o funcionamento de uma exploração agrícola. A variável ‘aspirações’, bem como a personalidade do agricultor são os fatores que mais influenciam a contratação de seguro para proteger do granizo.

A forma como o agricultor encara as suas tomadas de decisão e aspirações, de acordo com a sua personalidade, podem levar à aquisição de seguros agrícolas.

A escolha empresarial do agricultor/venda direta ao consumidor

O empreendedorismo consiste em inovação, pro-atividade e assunção de riscos. O estudo demonstrou que indivíduos mais eficazes tendem a definir aspirações mais elevadas e persistir por mais tempo naquilo que trabalham para alcançar. Agricultores com aspirações mais elevadas acabam por estabelecer metas mais altas o que pode estar positivamente associado à opção pela venda direta ao consumidor. Negócios agrícolas com um carácter mais empreendedor foram identificados como inversamente relacionados com a aversão ao risco, mesmo que investimentos mais elevados no negócio tenham sido realizados. Assim, a ‘aversão ao risco’ e a capacidade de controlo de situações demonstradas pelos agricultores podem levar a que não apostem tanto no empreendedorismo agrícola.

Para iniciar um negócio próprio e / ou realizar venda direta ao consumidor é necessário uma baixa aversão ao risco.

Questões e escala de avaliação

Para avaliar as preferências, personalidade, aspirações e comportamento do agricultor foram realizadas uma série de questões e a média das suas respostas individuais permitiu construir caracterizar qual o controlo, autoeficácia e aversão ao risco dos agricultores inquiridos (Tabela 1). As respostas foram analisadas numa escala de 0 a 10, onde 0 correspondia a ‘não concordo’ e 10 a ‘concordo totalmente).

Variáveis Questão
Aversão ao risco 1. Está disposto a correr riscos ou tenta mitigar riscos em áreas relacionadas com a agricultura?
2. Está disposto a correr riscos ou tenta mitigar riscos nas áreas de produção?
3. Está disposto a correr riscos ou tenta mitigar riscos relacionados com o mercado agrícola e preços praticados?
4. Está disposto a correr riscos ou tenta mitigar riscos nas áreas de financiamento externo?
Eficácia 1. Quando encontro dificuldades na minha produção, geralmente consigo encontrar uma solução.
2. Estou confiante de que posso realizar as minhas metas produtivas no final da safra.
3. Eu posso resolver a maioria dos problemas de pragas se eu me esforçar para tal.
Controlo de situações 1. O sucesso da minha produção depende principalmente das minhas habilidades como agricultor.
2. A minha produção é mais dependente das condições climatéricas do que aquilo que eu faço como agricultor.
3. O sucesso da produção frutícola apenas é ligeiramente influenciado pelos fruticultores.
Aspirações 1. Coloco sempre metas produtivas e ambiciosas a mim mesmo.
Tabela 1. Variáveis de interesse em estudo e questões realizadas

Conclusão

As respostas dadas pelos agricultores evidenciaram que, dentro das variáveis de comportamento dos agricultores, a influência da aversão ao risco, personalidade e aspirações dos agricultores para explicar a sua tomada de decisão é altamente específica.