Projeto LeguCon colabora com departamento de reabilitação do CASCI

O projeto LeguCon, desenvolvido por investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, tem como objetivo aumentar a produção e estimular a cadeia de valor de leguminosas em Portugal. Recentemente, este projeto iniciou uma colaboração com o departamento de Reabilitação do CASCI – Centro de Ação Social do concelho de Ílhavo, através da partilha das sementes de grão de bico providenciadas pelo parceiro Lusosem e também assegurando apoio técnico para o desenvolvimento da cultura.

Helena Santos, responsável pelo departamento da reabilitação, explica em entrevista que “o departamento de reabilitação possui cinco Unidades Produtivas, que incluem 42 pessoas com deficiência e incapacidade e onde se produzem, para comercialização, diversos produtos da área da agro-pecuária, carpintaria, doçaria, olaria e serviços gerais (lavandaria, engomadoria e costura)”. A atividade agrícola é uma das cinco Unidades Produtivas e contribui na criação de receitas e produção de bens agrícolas que são utilizados diariamente na confeção das refeições para colaboradores e utentes da instituição e que são também comercializados. Assim, “é uma área produtiva importante, seja para a obtenção de verbas, seja como garantia da qualidade dos produtos utilizados na confeção das refeições”.

Helena Santos refere que esta colaboração com o projeto permitirá dinamizar a unidade produtiva, através da introdução de um novo produto – o grão de bico. “Como temos um solo pobre, as leguminosas, ao fazerem uma fácil e rápida incorporação do azoto no solo, enriquecem-no de forma natural, o que torna esta cultura mais económica e ambientalmente sustentável. Simultaneamente, o grão é utilizado frequentemente nas nossas ementas devido ao seu valor nutricional, pelo que o seu cultivo se reveste de uma vantagem acrescida, pois evitamos o custo de aquisição”.

Esta colaboração entre a Escola Superior de Biotecnologia e o CASCI tem como objetivo acrescido a divulgação da empregabilidade de pessoas com deficiência na comunidade, contribuindo para “a eliminação progressiva dos estereótipos associados a esta população”.

Consignação de IRS para nova carrinha do CASCI

Num ano particularmente difícil a nível mundial, o CASCI fortaleceu os seus laços sociais apoiando a comunidade através de um reforço da assistência social, alimentar e psicológica. Em 2021, a consignação de IRS de cada cidadão pode contribuir para que continuem a sua missão de habilitar para a inclusão social pessoas com deficiência, idosos, crianças e público em risco. Sem que isso signifique um encargo extra a cada um, a consignação de 0,5% do valor liquidado do IRS a favor do CASCI pode significar a substituição da velha carrinha que, diariamente, apoia o trabalho desenvolvido na quinta pedagógica inclusiva, apoiando a atividade de 42 utentes com deficiência e/ou incapacidade.

O NIF a utilizar para efeitos da Consignação a favor do CASCI é o 501 132 945; a designação da entidade que consta do Portal das Finanças é CENTRO DE ACÇÃO SOCIAL DO CONCELHO DE ÍLHAVO.

Este simples ato de solidariedade no preenchimento do IRS de cada um pode fazer toda a diferença na atividade profissional desta instituição.

Esta Instituição Particular de Solidariedade Social, sedeada em Ílhavo, distrito de Aveiro, foi fundada em 1980 e atualmente, presta atendimento aproximadamente a 1500 utentes, possuindo ao seu serviço 245 colaboradores. O CASCI encontra-se estruturado em quatro departamentos dispersos pelos vários locais do concelho (Ílhavo, Colónia Agrícola e Praias da Barra e da Costa Nova), nomeadamente, departamento de ação social, do ensino, sénior e da reabilitação. Através da atividade destes departamentos, a missão do CASCI é habilitar, para a inclusão social, pessoas com deficiência, idosos, crianças e públicos em risco, promovendo a concretização do seu potencial.

Para mais informações consultar:

Quinta Pedagógica Inclusiva – CASCI