Os objetivos agronómicos do projeto LeguCon

O projeto LeguCon pretende agregar os diferentes intervenientes da cadeia de valor das leguminosas. Neste texto, focamo-nos nos nossos objetivos específicos para a área agronómica.

(Para conhecer as nossas quintas participativas que estão a produzir grão de bico e feijão frade neste momento, clique nos links respetivos)

Objetivos agronómicos: Cultivares

Embora as leguminosas sejam de uma forma geral bem-adaptadas ao clima mediterrânico adaptando-se bem a situações de stress hídrico e térmico, um dos nossos objetivos agronómicos é perceber quais as cultivares que melhor se adaptam às condições sentidas nesta região do país. O clima do Norte Litoral é caracterizado por ser mediterrânico com influência marítima, com amplitudes térmicas anuais baixas, verões frescos e invernos amenos com precipitação elevada ao longo de todo o ano. Já o clima do Norte Interior caracteriza-se por mediterrânico com influência continental onde se registam grandes amplitudes térmicas, invernos rigorosos e verões quentes e secos, com precipitação fraca ao longo do ano. O tipo de solos também apresenta variações significativas de local para local, oscilando entre solos mais arenosos a solos mais ricos em matéria orgânica. É prioritário, com este projeto, avaliar as cultivares que se adaptam melhor às condições anteriormente indicadas para uma maximização da produção agrícola e rentabilidade da exploração.

Objetivos agronómicos: densidade de sementeira

De forma a garantir um bom rendimento final, é fundamental realizar uma boa preparação do solo, otimizar a densidade de sementeira ótima, com sementes de boa qualidade e que podem ser ou não tratadas com fungicida. Portanto, outro dos nossos objetivos agronómicos é a otimização da densidade que possibilita maximizar o rendimento final em grão. É certo que o rendimento final dependerá em grande parte da densidade de sementeira adotada, mas também do potencial de cada parcela e o comportamento da cultivar escolhida mediante a realidade agrícola de cada produtor.

Objetivos agronómicos: práticas

Tendo em conta as condições edafoclimáticas verificadas na região Norte, as intervenções no solo podem contribuir para a perda da biodiversidade. Estas intervenções geram muitas vezes uma diminuição da matéria orgânica e não garantem a proteção das camadas do solo mais férteis. Cada agricultor tem por isso um papel importante na conservação do solo e da água para garantir a manutenção da sua biodiversidade. Neste sentido as práticas culturais realizadas nos ensaios LeguCon foram pensadas no sentido de melhorar a conservação do solo e da água. A mobilização mínima do solo, o uso de rotações e consociações, a utilização de coberturas do solo, o uso eficiente de água, recolha e conservação de sementes locais são exemplos de algumas práticas agrícolas que o LeguCon privilegia.

Objetivos agronómicos: instalação da cultura

A sementeira pode ser feita em linhas, faixas, a lanço ou por sementeira direta por forma a atingir os objetivos agronómicos de cada exploração. De todos os métodos de instalação das culturas anteriormente indicados, a sementeira direta é o método de instalação mais económico, desde que a germinação e emergência sejam satisfatórias (estando, no entanto, associado a uma maior suscetibilidade durante as fases iniciais da instalação). Dado que cada exploração agrícola tem as suas particularidades, é muito importante para o LeguCon perceber qual o método de instalação mais adequado para uma maximização dos recursos agrícolas disponíveis em cada exploração agrícola.

Objetivos agronómicos: custos de produção e rentabilidade

Para o nosso projeto é muito importante perceber as contas de cultura de cada exploração envolvida, para perceber todas as despesas e/ou lucros associados ao desenvolvimento destas culturas. As diferentes decisões dependem também da utilidade e escoamento dos produtos, custos de produção envolvidos, entre outros fatores. Ao organizar estas categorias dos proveitos e custos em categorias é mais fácil para cada agricultor participativo perceber se a cultura a produzir é rentável e caso não seja, o que é necessário fazer para modificar este cenário. Um dos objetivos do LeguCon é assim auxiliar os produtores na tomada de decisão perante a adoção de novas culturas de leguminosas nos seus terrenos.