Comparação económica entre tipos de pastagens diferentes

Mais um mês e mais um artigo científico sob análise na nossa rubrica “O que diz a Ciência”, cujo principal intuito é o de partilhar estudos recentes e os seus principais resultados de investigação na área da biotecnologia associada à produção de leguminosas (vejam aqui o último artigo desta rúbrica). Neste novo artigo, quisemos perceber quais os resultados de uma “comparação económica entre tipos de pastagens diferentes, que diferem no tipo de pasto e no genótipo da vaca” dos autores B. McClearn, L.Shalloo, T. J. Gilliand, F.Coughlan e B. McCarthy. Desta forma, queremos demonstrar como a inclusão de leguminosas em sistemas de produção agrícola pode ser uma alternativa rentável, mesmo quando o objetivo final não é a produção para a alimentação humana.

O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho económico de dois tipos de pasto:

(1) azevém perene (Lolium perenne L.) semeado em monocultura e

(2) azevém perene semeado com trevo branco (Trifolium repens L.).

A produção obtida nestes dois cenários foi dada como alimentação a três genótipos diferentes de vacas:

(1) Holstein-Friesian (HF),

(2) cruzadas de Jersey × HF (JEX) e

(3) Vermelho Norueguês × JEX.

Deste modo, este estudo teve sob análise seis sistemas de produção, resultantes da multiplicação dos dois tipos de pasto pelos três tipos de genótipos bovinos distintos. O objetivo dos ensaios foi determinar em qual dos sistemas de produção seria possível obter um maior lucro líquido por hectare.

O porquê deste estudo

Com a recente abolição das cotas de leite na União Europeia, houve um grande aumento na produção de leite na Irlanda, impulsionado por um aumento do efetivo leiteiro e do aumento da produção de leite por vaca. Neste país, os sistemas de produção de leite são principalmente baseados em pastagens e o uso de ração suplementar pode interferir na eficiência e no lucro desses sistemas de produção agrícola. No entanto, sabe-se que o uso de pastagens e o genótipo da vaca são dois dos principais fatores que afetam o lucro em sistemas de produção de leite baseados em pastagens.

A pastagem: azevém vs. azevém e trevo branco

O azevém perene (Lolium perenne L.; PRG) é uma das principais culturas de outono-inverno utilizadas em regiões com um clima temperado e representa um dos alimentos mais baratos disponíveis para fornecer às vacas leiteiras. No entanto, a inclusão de leguminosas forrageiras, particularmente do trevo branco (Trifolium repens L.) pode ser uma alternativa interessante a nível económico uma vez que, devido à sua capacidade de fixar biologicamente azoto (N), pode reduzir o uso de fertilizantes de síntese (fertilizantes N inorgânico). Uma das principais vantagens desta leguminosa forrageira é também o aumento da produção de matéria seca da pastagem e o seu valor nutritivo (% proteína).

O efeito do tipo de pasto e genótipo da vaca na produção de leite

Neste estudo, foram avaliados os dados de produção e reprodução durante quatro anos, mediante os dois tipos de pasto e os três genótipos de vaca identificados anteriormente. Os resultados obtidos no efetivo leiteiro estão descritos na Tabela 1.

Comparação económica dos diferentes sistemas de produção

Para comparar economicamente os diferentes sistemas de produção, foi usado um modelo de simulação orçamental estocástica com os dados biológicos de cada tipo de pasto e de cada genótipo de vaca. O modelo integrou vários parâmetros, entre os quais, o inventário e avaliação animal, produção de leite, produção de pasto, necessidades de ração, terra e mão de obra utilizada.

Os resultados desta simulação revelaram um maior rendimento da produção de leite quando o trevo branco é incluído no sistema de produção, comparativamente com o pasto composto apenas por azevém.

Quanto ao genótipo das vacas leiteiras, a simulação mostrou também que as vacas JEX têm o potencial de ser o genótipo de vaca mais lucrativo quando a área de terra ou o número de vacas são limitados, independentemente do preço do leite ou do valor do bezerro.

Tendo em consideração o tipo de pasto e genótipo, o sistema de produção que teve a maior rendimento nesta simulação foi aquele que incluiu vacas JEX que pastaram em pastos de trevo branco e azevém. A Tabela 2 mostra o efeito do tipo de pasto no rendimento líquido da exploração agrícola tendo em conta um cenário em que dimensão da área da exploração agrícola é limitada a 40 ha e o preço do leite é 0,29 / L.

Principais resultados obtidos

Na comparação económica entre tipos de pastagens diferentes, os principais resultados revelaram um maior lucro em explorações leiteiras com a inclusão de trevo branco em pastos com azevém, mesmo quando os custos mais elevados decorrentes do maneio desta leguminosa forrageira são levados em consideração.

Para saberem mais informações, podem consultar o artigo aqui.